sexta-feira, 2 de junho de 2017

O que são direitos humanos?

Contexto e definição dos direitos humanos

Os direitos humanos são comumente compreendidos como aqueles direitos inerentes ao ser humano. O conceito de Direitos Humanos reconhece que cada ser humano pode desfrutar de seus direitos humanos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outro tipo, origem social ou nacional ou condição de nascimento ou riqueza.
Os direitos humanos são garantidos legalmente pela lei de direitos humanos, protegendo indivíduos e grupos contra ações que interferem nas liberdades fundamentais e na dignidade humana.
Estão expressos em tratados, no direito internacional consuetudinário, conjuntos de princípios e outras modalidades do Direito. A legislação de direitos humanos obriga os Estados a agir de uma determinada maneira e proíbe os Estados de se envolverem em atividades específicas. No entanto, a legislação não estabelece os direitos humanos. Os direitos humanos são direitos inerentes a cada pessoa simplesmente por ela ser um humano.
Tratados e outras modalidades do Direito costumam servir para proteger formalmente os direitos de indivíduos ou grupos contra ações ou abandono dos governos, que interferem no desfrute de seus direitos humanos.
Algumas das características mais importantes dos direitos humanos são:
  • Os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa;
  • Os direitos humanos são universais, o que quer dizer que são aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas;
  • Os direitos humanos são inalienáveis, e ninguém pode ser privado de seus direitos humanos; eles podem ser limitados em situações específicas. Por exemplo, o direito à liberdade pode ser restringido se uma pessoa é considerada culpada de um crime diante de um tribunal e com o devido processo legal;
  • Os direitos humanos são indivisíveis, inter-relacionados e interdependentes, já que é insuficiente respeitar alguns direitos humanos e outros não. Na prática, a violação de um direito vai afetar o respeito por muitos outros;
  • Todos os direitos humanos devem, portanto, ser vistos como de igual importância, sendo igualmente essencial respeitar a dignidade e o valor de cada pessoa.
(Na imagem de capa dessa página, a sala principal do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Crédito: ONU/Jean-Marc Ferré)

Dicas para digitar melhor


Boa parte das comunicações hoje é feita pela internet, então quanto mais você digita, mais se comunica - se fizer isso rapidamente, então, as conversas aumentam. Além disso, digitar rápido pode ser um diferencial para conseguir emprego e passar em concursos públicos. Mas você sabe como chegar a um bom nível? Confira as dicas a seguir:
1) Em primeiro lugar, procure as teclas F e J no teclado, você notará que ambas têm um relevo, que está aí justamente para te ajudar a encontrá-las. Essas teclas são seu ponto de partida, você sempre localizará as demais a partir delas. Posicione os dedos indicadores sobre cada uma e os polegares sobre a barra de espaço.
2) Olhando para o teclado, escreva seu nome usando todos os dedos e retornando sempre para a posição inicial. Do lado esquerdo, o dedinho cobre as teclas Q, A e Z; o anelar, W, S e X; o médio, E, D e C; o indicador, R, F, V, T, G e B. Basta aplicar a mesma lógica do lado direito. O Shift deve ser usado de forma cruzada: se a letra maiúscula tem de ser acessada com a mão direita, use o Shift da esquerda.
3) Faça o passo 2 repetidamente, com calma, até decorar todas as teclas do seu nome, então pare de olhar para o teclado: escreva na confiança, sem se preocupar com os erros.
4) Quando estiver digitando seu nome sem olhar para o teclado e de forma rápida, pegue um texto simples, curto, de preferência que você já conheça. Mais uma vez, digite tudo com calma, olhando para o teclado, e use o dedinho direito para o Enter.
5) Assim como fez com seu nome, quando perceber que as teclas estão sendo acionadas automaticamente, que seus dedos já conhecem os caminhos, passe a digitar sem olhar para o teclado. Não se incomode com os erros, eles diminuirão com o passar do tempo. 
Conforme for seguindo essas cinco dicas básicas, você perceberá que há um dedo certo para cada acento, ponto, símbolo e número. Procure sempre respeitar esse posicionamento e, quanto mais digitar, mais rápido ficará. Treine disciplinadamente por algo entre 30 minutos e 1 hora por dia.
Há diversos jogos e programas que podem ajudar a acelerar o processo, Boa sorte!

Fonte de pesquisa:
https://olhardigital.uol.com.br/noticia/5-dicas-para-digitar-com-rapidez/41136

quinta-feira, 1 de junho de 2017