segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O que é Power Point?

Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X. A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine.

O que é Word?

É uma ferramenta integrada dentro do pacote Office da Microsoft desde 1997, e sua função é o processamento de textos. Serve, portanto, para escrever textos com qualquer finalidade: acadêmica, profissional, criativa… Tem um paquete completo de ferramentas que permite aplicar e modificar o formato de um texto.

Periféricos de saída

Qualquer dispositivo que emite informações de um computador é chamado de periférico de saída. A maioria das informações de um computador é reproduzida num formato visual ou auditivo, os periféricos de saídas mais comuns são o monitor, as colunas e a impressora. O monitor é o principal periférico de saída de um computador. Ele forma imagens de pontos minúsculos, chamados pixéis, que são dispostos numa forma retangular. A nitidez da imagem depende do número de pixéis. O monitor mostra ao utilizador os programas abertos, permitindo assim, que haja interação com o computador. As colunas são os periféricos de saídos mais populares usados em computadores. A maioria das colunas dos computadores são ativas, o que significa que têm um amplificador interno que lhe permite aumentar o volume, ou amplitude, do som. As colunas geralmente vêm em pares, o que lhes permite produzir som stereo de dois canais separados. A impressora é um periférico de saída que imprime documentos a partir de um computador. As impressoras mais comuns são as de jato de tinta e as de laser. A maioria das impressoras de jato de tinta pode produzir impressões a cores, enquanto as impressoras a laser estão disponíveis em ambas as versões, monocromáticas e coloridas. Para imprimir um documento, basta selecionar a opção “imprimir” do menu “Ficheiro” dentro de um programa.

Qual a função do dissipador de calor?

Dissipador (ou cooler) é o nome dado ao conjunto de dissipação térmica, instalado sobre o processador. O cooler é formado por dois dispositivos: um dissipador de calor, que é um pedaço de alumínio ou cobre recortado, e uma ventoinha, que é um pequeno ventilador colocado sobre o dissipador de calor.

O QUE É PROCESSADOR?



Um processador é uma espécie de microchip especializado. A sua função é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo da aplicação. Basicamente, um processador é uma poderosa máquina de calcular: Ela recebe um determinado volume de dados, orientados em padrão binário 0 e 1 e tem a função de responder a esse volume, processando a informação com base em instruções armazenadas em sua memória interna.

O QUE É PLACA MÃE?

Na placa-mãe, todos os componentes que formam o computador são unidos e ligados entre si. Pode-se entender a placa como uma central que resolve problemas de espaço, uma vez que une todas as partes do sistema numa só, rede de fios, porque dispõe de caminhos que permitem a troca de informação entre processadores, memórias, placas e etc. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete. Todas essas funções tornam o nome “mãe” algo bem lógico: sem ela, o computador é apenas um amontoado de chips e placas independentes.

O que é vírus?

Vírus de computador são pequenos softwares capazes de causar grandes transtornos a indivíduos, empresas e outras instituições, afinal, podem apagar dados, capturar informações, alterar ou impedir o funcionamento do sistema operacional, por exemplo.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

O que é Software?


Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.
Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o computador, por exemplo, a CPU, a memória e os dipositivos de entrada e saída. O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador.
O termo inglês "software" foi usado pela primeira vez em 1958 em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey. Foi também ele o responsável por introduzir o termo "bit" para designar "dígito binário".
Os softwares podem ser classificados em três tipos:
Software de Sistema: é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).
Software de Programação: é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.
Software de Aplicação: são programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. São ainda os videojogos, as base de dados, os sistemas de automação industrial, etc.

O que é Hardware?


Hardware é o termo usado para designar as peças, circuitos, e peças eletrônicas em geral. É um termo muito utilizado na informática, para definir as peças do computador. No caso da informática em geral, os processadores são os mais conhecidos hardwares. O processador utiliza um sistema binário para processar as informações.
O sistema Binário é um sistema onde toda a informação é convertida em códigos com os números zero e um. Os componentes de Hardware no computador são sempre ligados entre si, e cada um tem uma função específica que, juntos, tornam a computação possível. O mesmo acontece com outros componentes de Hardware, como celulares, aparelhos de música, etc.
Existem dois tipos de Hardware no computador: Os Internos e os externos.
A eficácia da troca de informação entre os componentes de Hardware, assim como a capacidade de armazenar dados de alguns, é o que deixa um computador lento ou rápido.
1. Internos
  • Processador: O "cérebro" do computador, o processador é quem faz todas as escolhas lógicas e processa os dados enviados pelo usuário.
  • HD: O HD Armazena dados de forma permanentemente (não são apagados ao desligar o computador)
  • Memória RAM: A memória RAM é uma unidade de armazenamento rápido. Ela segura as informações que estão sendo criadas ou manipuladas pelo usuário, e manda para o processador. Quando o computador é reiniciado, os dados da memória RAM são apagados.
  • Placa mãe: A placa mãe é o suporte para as peças, é onde tudo fica conectado e interligado.
  • Placa de Vídeo: sua função é gerar imagens a partir dos códigos binários enviados pelo processador, e enviá-las para o monitor.
2. Externos
  • Monitor: o monitor gera a imagem transmitida pela placa de vídeo.
  • Pendrive: É um dispositivo de armazenamento de dados portátil, pode ser plugado em qualquer computador com porta USB.
  • Teclado: serve para o usuário digitar as informações;
  • Etc: mouse, impressora, scanner, webcam, microfone ...
Com o avanço atual dos componentes eletrônicos, cada vez mais os computadores ficam potentes, e também cada vez mais caros. Peças novas são lançadas a cada dia, e os softwares muitas vezes não conseguem acompanhar, utilizando todos os recursos que o hardware oferece (por exemplo, muitos processadores atuais possuem vários "núcleos", mas muitos softwares não estão preparados para utilizarem essa tecnologia, então acabam usando apenas um "nucleo" de cada vez).

Referências:
Peças do computador e suas funções. http://clikaki.com.br/pecas-do-computador-e-suas-funcoes/ Acesso em 09 de jan. de 2011
Hardware, o que é. http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/372953-hardware-que-é/ Acesso em 09 de jan. de 2011

O que é Inclusão Digital?

Inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação.
Incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.


inclusão.jpg

fonte: http://www.infoescola.com/educacao/inclusao-digital/